Os Autores dos artigos aqui publicados estão devidamente identificados pelo editor.
14 de Julho de 2006

Novas Oportunidades para pessoas surdas, cegas e surdo-cegas



O Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Fernando Medina, e a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, assinaram um protocolo para a criação do Centro Novas Oportunidades (Centro de Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências), no Centro Cultural Casapiano, para pessoas surdas, cegas e surdo-cegas, envolvendo diversas entidades.



Este novo Centro insere-se no dispositivo do Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), que pretende contribuir para o aumento dos níveis de qualificação formal da população activa. Através deste procedimento, os interessados podem aceder a um certificado, com base no que aprenderam pela experiência de vida, complementada por formação adicional, obtendo assim o 9º ou 12º ano de escolaridade.



Para as pessoas com deficiências, a igualdade de oportunidades, nomeadamente ao nível da formação profissional e emprego, é muitas vezes uma realidade adiada devido a condicionalismos que se prendem com a insuficiência de habilitações escolares adequadas. Para minimizar esta dificuldade, o Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidades 2006-2009 (PAIPDI) e a Iniciativa Novas Oportunidades, prevêem a criação de 6 Centros especializados em atender população com deficiências de vários tipos.



Neste campo, a vasta experiência do Colégio António Aurélio da Costa Ferreira - Casa Pia de Lisboa, constitui uma importante referência na criação e desenvolvimento de técnicas alternativas de comunicação, de forma a potenciar a interacção e o entendimento entre as pessoas com este tipo de deficiências e o meio envolvente.



Por este motivo, a acreditação do Colégio como um Centro Novas Oportunidades, vem superar uma lacuna no que diz respeito à certificação de um grau escolar à população surdo-cega, surda e cega permitindo-lhes uma mais completa integração social.

publicado por PS Seia às 11:40
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
15
16
18
22
23
24
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
13 comentários
11 comentários
10 comentários
7 comentários
7 comentários
6 comentários
5 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Caros Amigos,Aproveito a oportunidade para desejar...
NÃO ADMIRA QUE O PSD ESTEJA NESTE ESTADO. VEJAM QU...
ESTES COMENTÁRIOS JÁ EESTÃO FORA DE MODA. O PRESI...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
Hoje no frente a frente da SIC Notícias tive opor...
Pior era não fazermos nada! E o PS ficará sempre ...
blogs SAPO