Portugal na rota do desenvolvimento:
Investimento cresce a bom ritmo
O investimento empresarial deverá crescer 10,5% este ano face a
Os empresários que responderam ao inquérito do Instituto mostram-se, assim confiantes, mas os dados apresentados devem ser analisados com cautela. No mesmo inquérito divulgado em Julho do ano passado, as respostas dos empresários inquiridos apontavam para que o crescimento do investimento em 2005 registasse uma taxa de 7,8%. No entanto, no inquérito divulgado ontem, os mesmos empresários dão conta de que o investimento no ano passado não cresceu mais do que 0,7%, sendo que esta é a estimativa definitiva sobre a evolução do investimento entre 2005 e o ano anterior.
O inquérito divulgado pelo INE dá ainda conta que a intenção manifestada pelos empresários de investir aumentou face ao último inquérito. De facto, agora, 68,1% dos empresários responde que já investiu em 2006 ou tem intenção de o fazer. No inquérito de Outubro do ano passado, apenas 51,9% alinhava pela mesma intenção.
Ao nível das intenções de investimento e dos investimentos já realizados em 2006, são os empresários do sector de intermediação financeira que mais "confessam" a sua intenção de investir.