Índice de Expectativa sobe novamente
Após a quebra ocorrida de Março para Abril e da recuperação no mês seguinte, o índice de expectativa volta a registar em Junho uma nova subida, de acordo com os dados do Barómetro Marktest/DN/TSF.
Observando os dados por escalão etário, verifica-se que a população mais jovem (entre os 18 e os 34 anos) se mantem menos pessimista, apresentando em Junho um índice de expectativa de 40.8 (mais 5% comparativamente a Maio). Já a população entre os 35 e os 54 anos não só é a mais pessimista (com um índice de 28.7) com também foi aquela que registou uma quebra (menos 7% entre Maio e Junho). Entre a população mais idosa (acima dos 54 anos) verificou-se uma subida do índice de expectativa na ordem dos 10.7% (de 19.6 em Maio para 30.6 em Junho).
Em termos de, entre os inquiridos que dizem votar PS nas legislativas, este índice mantém-se acima de 50 (51.8), revelando expectativas optimistas, embora moderadas. Já entre os que tencionam votar PSD, o índice não vai além de 31.9
No que respeita às Regiões Marktest, e comparando o valor do índice de expectativa de Junho de 2005 com o observado em Junho de 2006, verifica-se que, em todas as regiões, à excepção do Interior Norte, as expectativas subiram.
A região do Grande Porto foi em Junho de
O Litoral Norte obteve o quinto lugar, não indo além de 29.6. Ainda assim, protagonizou a maior subida do índice de expectativa no período considerado (mais 26.3%).
Por último, o Interior Norte, cujo índice desceu 17.4% entre Junho de 2005 e Junho de 2006, obteve 28.6.
O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos, do qual consta o Índice de Expectativa. Este índice resulta do tratamento das respostas dadas a duas questões: "Pensa que daqui a um ano a sua situação económica e pessoal e a do seu agregado familiar será Melhor, Igual ou Pior?" e "E em relação à situação económica do país, pensa que adqui a um ano ela será Melhor, Igual ou Pior?". Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro.