Portugal torna-se 7º melhor país no governo electrónico
O estudo foi realizado nos meses de Junho e Julho. Os investigadores analisaram quase 1700 sites que permitem aos cidadãos terem acesso a serviços públicos através do computador. A análise baseia-se em seis factores,
Nos serviços on-line e na política de privacidade Portugal consegue uma avaliação de 79 por cento. Os piores resultados são na segurança e acesso a deficientes.
O coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, saúda os resultados portugueses. «É um progresso espectacular, mas não é uma surpresa completa. Temos vindo a acompanhar outras avaliações, por exemplo o ano passado Portugal subiu acima da média europeia em termos de distribuição de serviços on-line na avaliação feita pela comissão europeia», adianta.
«Significa que temos bons serviços públicos disponíveis, temos que continuar a melhorar ainda mais esses serviços públicos e por outro lado capacitar cada vez mais os cidadãos para tirarem partido deles», acrescenta.
O Governo fez uma aposta fortíssima na modernização da administração pública sobretudo com base nas novas tecnologias. Nada disto acontece apenas por decreto, por vontade política, acontece também pela resposta dos serviços e dos funcionários.
Portugal subiu 41 lugares numa lista mundial que é liderada pelo segundo ano consecutivo pela Coreia do Sul seguida de Singapura, Taiwan, Estados Unidos, Grã-Bretanha Canadá e Portugal. O top 10 é fechado pela Austrália, Turquia e Alemanha.