Os Autores dos artigos aqui publicados estão devidamente identificados pelo editor.
24 de Abril de 2007

Carta Educativa:


um instrumento valioso para o Futuro


 


Mais do que nunca, numa sociedade do conhecimento, a educação/formação constitui um factor de desenvolvimento de qualquer território e um pilar fundamental de uma sociedade democrática. Além disso, a educação é, sem dúvida, o sustentáculo do desenvolvimento humano, constituindo um importante instrumento de promoção de igualdade de oportunidades de sucesso e de valorização/progresso individual, assente na formação e no mérito.


 


Sendo um direito dos cidadãos, deverá exprimir-se por uma efectiva oportunidade de acção educativa ao longo da vida, baseada no respeito pela dignidade humana, na promoção do desenvolvimento da personalidade e na superação das desigualdades económicas, sociais e culturais, bem como no progresso social, com vista à consolidação de uma vivência colectiva livre, democrática e responsável.


 


Em todo este processo, a Escola e a Comunidade Local, fundamentalmente a Autarquia (não só pela sua competência na área da educação, mas principalmente pela sua missão de desenvolvimento do Concelho e promoção da qualidade de vida da população), desempenham um papel essencial. A Escola, e os seus agentes educativos, através da implementação de uma pedagogia alicerçada nos conhecimentos, no despertar da curiosidade dos alunos (enquanto motor de conhecimento), no desenvolvimento do pensamento e de competências de auto-aprendizagem, bem como num clima de escola conducente ao pleno desenvolvimento sócio-afectivo, moral e da personalidade dos alunos.


 


Com a convicção de que o investimento na educação é prioritário para o desenvolvimento, e tendo por base os dados da Carta Educativa do Concelho (indicadores educativos e a caracterização sócioeducativa do Concelho) pretende-se, agora, reforçar o investimento na educação. Implementar novas medidas de discriminação positiva, no sentido da promoção de igualdade de oportunidades. Aumentar a qualidade da oferta, em termos de infra-estruturas e respostas às famílias.


 


Acompanhar, ainda mais de perto, as situações de insucesso e abandono escolar precoce e desqualificado. Acompanhamento directo dos alunos e contribuição, em conjunto com as escolas e outras instituições ligadas aos processos de formação, para o encontro de respostas alternativas, de carácter profissionalizante, para estes alunos.


 


A Carta Educativa que vos apresentamos vem dar um novo impulso à Política Municipal de Educação e responde aos novos desafios que a sociedade diariamente nos coloca. Assumindo-se como um instrumento fundamental de orientação política, o seu principal objectivo é criar as condições para que a Escola seja um espaço moderno, de qualidade, onde o aluno encontra as condições para iniciar uma caminhada de sucesso ao longo da vida.


 


Só assim podemos ter Uma Escola Moderna e um Ensino de Qualidade.

publicado por PS Seia às 18:12
Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
14
15
17
19
20
21
22
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
13 comentários
11 comentários
10 comentários
7 comentários
7 comentários
6 comentários
5 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Caros Amigos,Aproveito a oportunidade para desejar...
NÃO ADMIRA QUE O PSD ESTEJA NESTE ESTADO. VEJAM QU...
ESTES COMENTÁRIOS JÁ EESTÃO FORA DE MODA. O PRESI...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
Hoje no frente a frente da SIC Notícias tive opor...
Pior era não fazermos nada! E o PS ficará sempre ...
blogs SAPO