Os Autores dos artigos aqui publicados estão devidamente identificados pelo editor.
18 de Setembro de 2009

PS à frente nas sondagens


 


A uma semana do fim da campanha, o PS continua à frente nas intenções de voto, agora com 38%, mais seis pontos percentuais que o PSD (32%), que desce três pontos em relação à sondagem da Universidade Católica para o DN, JN, RTP e Antena 1 divulgada na sexta-feira passada. O BE consolida a terceira posição (12%): cresce um ponto, subida idêntica à do CDS-PP (7%). A CDU (7%) sofre ligeira descida. Em comparação com a última sondagem, a vantagem que o PS cria agora em relação ao PSD acaba com o "empate técnico".


 


Nesta pesquisa, realizada entre os dias 11 e 14 de Setembro, foram obtidos 1 305 inquéritos válidos, sendo a margem de erro máximo de 2,7%, com um nível de confiança de 95%. O número de indecisos desceu para os 24%. O debate televisivo, entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite, na noite de 12 de Setembro, e o início da campanha terão contribuído para a ligeira subida das intenções de voto nos socialistas - um ponto percentual - , enquanto o PSD perde três pontos. Refira-se que 60% dos inquiridos dizem ter seguido a companha, até ao momento, com "muito" ou "algum interesse".


 


E, tal como há uma semana, 30% afirmam que, até ao dia 27, podem mudar ainda sobre o que farão nestas eleições. Os que têm intenção de votar CDU são os que menos admitem essa possibilidade, já os do BE aparecem como os mais "indecisos". "Tendo em conta o que viu nos últimos dias", mais do que um em cada três eleitores referem ter mudado de opinião (para melhor ou para pior) sobre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite. Os dois dados conjugados mostram que uma parte significativa do eleitorado não cristalizou ainda a sua posição.


 


Uma maioria clara, no entanto, acha que será José Sócrates o vencedor das próximas legislativas. E uma maioria ainda mais significativa não acredita que o partido vencedor, seja ele qual for, obtenha a maioria absoluta. Por outro lado, mais do que um cada cinco inquiridos admitem que o resultado das legislativa terá influência nas autárquicas de Outubro. Entre a generalidade dos eleitores que respondeu nesta sondagem, quando questionados sobre o que seria melhor, em diferentes domínios de governação, um executivo de José Sócrates ou de Manuela Ferreira Leite, a percentagem dos que preferem os socialistas é significativamente maior dos que tendem para o PSD.


 


Continuar a ler...

publicado por PS Seia às 10:13

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
15
16
17
19
20
21
23
24
26
28
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Posts mais comentados
13 comentários
11 comentários
10 comentários
7 comentários
7 comentários
6 comentários
5 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Caros Amigos,Aproveito a oportunidade para desejar...
NÃO ADMIRA QUE O PSD ESTEJA NESTE ESTADO. VEJAM QU...
ESTES COMENTÁRIOS JÁ EESTÃO FORA DE MODA. O PRESI...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
Hoje no frente a frente da SIC Notícias tive opor...
Pior era não fazermos nada! E o PS ficará sempre ...
blogs SAPO