Novamente as exportações em alta
A economia estabilizou nos últimos três meses de 2006, sustentada pelas exportações. O investimento empresarial, salienta o INE, continuou "em quebra, eventualmente mais intensa do que no trimestre anterior", embora a compra de "máquinas e equipamentos" esteja em recuperação.
Neste sentido, a tendência da economia, e como a comunidade dos economistas valoriza, é de recuperação. É que, diz a mesma fonte, o crescimento económico no segundo semestre foi superior à verificada na primeira metade do ano.
As exportações continuam em alta, explicadas por acréscimos da procura externa, já que nos principais mercados de destino das vendas de Portugal, o consumo está a aumentar, como no caso de Espanha, Alemanha e França. Em resultado deste bom desempenho do comércio externo, as contas da balança comercial melhoraram.
Há mesmo indicações de que as fábricas nacionais podem estar a ganhar quotas de mercado no exterior. Desde Maio do ano passado, o crescimento das exportações se mantém acima do crescimento das importações dos nossos principais clientes.