Os Autores dos artigos aqui publicados estão devidamente identificados pelo editor.
16 de Novembro de 2006

Taxa de desemprego estimada baixou



A taxa de desemprego estimada para o terceiro trimestre de 2006 baixou 0,3% face ao igual período do ano passado, para 7,4 por cento, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Nas Estatísticas do Emprego relativas ao terceiro trimestre, o INE indica que a população desempregada diminuiu 2,9 por cento, face a período homólogo de 2005, para 417,4 mil indivíduos.


 


Por outro lado, o número de empregados aumentou 1,1 por cento, quando comparado com o mesmo trimestre de 2005, segundo os mesmos dados. Trata-se da primeira redução pelo efeito conjugado do aumento da população empregada e do decréscimo da população desempregada registada desde o primeiro trimestre de 2001.


 


Governo apoia as Associações de Estudantes


 


O Governo vai, a partir de hoje, financiar associações de estudantes do Ensino Básico e Secundário, além do habitual apoio às associações académicas do Ensino Superior. Com a entrada em vigor da nova Lei do Associativismo Jovem, entram também em vigor três novos programas de financiamento, estando previstas verbas no valor de quase sete milhões de euros.


 


Pela primeira vez, as associações do Secundário também vão ser apoiadas pelo Instituto Português de Juventude (IPJ). O objectivo é "desenvolver o espírito do associativismo nos mais jovens", explica Laurentino Dias. Os três programas de apoio têm dotação de quase sete milhões de euros: 3,3 milhões para apoio estudantil, 3,15 milhões para apoio juvenil e 487 mil euros para incentivo à criação de infra-estruturas e equipamentos. No total, poderão concorrer mais de 1420 associações: 220 são estudantis.


 


 


Apoio a Deficientes


 


As regras do Imposto Automóvel (IA) vão ser agilizadas, de modo a dar aos deficientes, ou aos seus acompanhantes, a possibilidade de se deslocarem num raio de acção mais prolongado. A actual formulação da lei exige que o deficiente seja obrigatoriamente um dos acompanhantes do veículo em viagens superiores a 30 quilómetros.


 


A lista de novos equipamentos que serão taxados com o IVA reduzido (cinco por cento) já foi aprovada pelos ministérios do Trabalho, da Saúde e das Finanças, e entrará em vigor no próximo dia 1 de Janeiro, após publicação em Diário da República.



Entre as novas ajudas técnicas com maior impacto contam-se as ajudas para protecção de cabeça, face e olhos de pessoas autistas, "que evitam muitos ferimentos nesses doentes", os elevadores não fixos destinados à transferência, por elevação, de pessoas deficientes, "que permite aos familiares de uma pessoa incapacitada, transportá-la da cama para a casa de banho, lavá-la e deitá-la outra vez" e as pistolas de injecção para introdução de medicamentos líquidos, que são fundamentais para os diabéticos.

publicado por PS Seia às 15:17
Novembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
18
19
21
22
25
26
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
13 comentários
11 comentários
10 comentários
7 comentários
7 comentários
6 comentários
5 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Caros Amigos,Aproveito a oportunidade para desejar...
NÃO ADMIRA QUE O PSD ESTEJA NESTE ESTADO. VEJAM QU...
ESTES COMENTÁRIOS JÁ EESTÃO FORA DE MODA. O PRESI...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
Hoje no frente a frente da SIC Notícias tive opor...
Pior era não fazermos nada! E o PS ficará sempre ...
blogs SAPO