Os Autores dos artigos aqui publicados estão devidamente identificados pelo editor.
12 de Outubro de 2006

Governo e MIT assinam acordo que prevê investimento de 32 milhões


 


Sete universidades e 26 instituições e centros de investigação nacionais vão estar envolvidos no Programa MIT-Portugal, que prevê um financiamento público global de 32 milhões de euros para novos projectos científicos. Segundo o primeiroministro, José Sócrates, o acordo de parceria nas áreas de gestão e engenharia, assinado no dia 11, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre o Governo e o MIT-Massachusetts Institute of Technology representa "um ponto de viragem na sociedade e nas comunidades académica e científica do país".


 


O acordo na área de engenharia será desenvolvido com base em quatro áreas temáticas: engenharia de concepção e sistemas avançados de produção, sistemas de energia, sistemas de transporte e sistemas de bioengenharia. Na área da gestão, o projecto de colaboração, que também será coordenado pela Sloan School of Management, será lançado com o desenho e preparação de um programa de MBA, de âmbito internacional. Para este ano está previsto o lançamento de um programa de seminários de doutoramento.


 


O total do programa MIT-Portugal vai mobilizar um investimento de 65 milhões de euros, durante os próximos cinco anos, 32 milhões dos quais para financiamento de instituições nacionais. O acordo de cooperação envolve a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, as faculdades de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.


 


Envolve ainda o Instituto Superior de Economia e Gestão e o Instituto Superior Técnico, ambos da Universidade Técnica de Lisboa. Quanto aos laboratórios associados, o acordo inclui o Centro de Neurociências e Biologia Celular, Instituto de Biologia Molecular e Celular, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, Instituto de Sistemas e Robótica, Instituto de Tecnologia Química e Biológica e Laboratório de Química Verde.


 


O Laboratório Nacional de Engenharia Civil é o laboratório do Estado seleccionado para o acordo. A parceria prevê ainda 14 contratos anuais de professores e investigadores do MIT para as escolas e 18 bolsas anuais de pós-doutoramento. O programa prevê igualmente que os estudantes, investigadores e docentes em instituições portuguesas colaborem com equipas de investigação no MIT.

publicado por PS Seia às 20:52
Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
18
21
22
23
25
26
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
13 comentários
11 comentários
10 comentários
7 comentários
7 comentários
6 comentários
5 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Caros Amigos,Aproveito a oportunidade para desejar...
NÃO ADMIRA QUE O PSD ESTEJA NESTE ESTADO. VEJAM QU...
ESTES COMENTÁRIOS JÁ EESTÃO FORA DE MODA. O PRESI...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
O PARTIDO SOCIALISTA tem todas as condições para ...
Hoje no frente a frente da SIC Notícias tive opor...
Pior era não fazermos nada! E o PS ficará sempre ...
blogs SAPO